sexta-feira, 29 de abril de 2016

Cabelo natural está na moda?



Marlene Garcia, Kriola com seus cachos naturais
A moda carece de reconhecimento e adesão. Muita gente tem buscado um modo para usar os cabelos cacheados confiantes que eles “estão na moda”, “em alta”, que são “tendência”. Isso é inegável. 
O crescimento do número de produtos e serviços com essa finalidade está aí. Por outro lado, causa estranhamento para muitas mulheres que passaram pela transição capilar ou que sempre usaram seus cabelos naturais ouvir que os seus cabelos “estão na moda”. 
Essa noção de que os cabelos naturais só estão sendo usados assim porque “estão na moda”, oculta o fato de que o cabelo natural é tal como é. As pessoas parecem ter esquecido que existem cabelos naturalmente bonitos sem a ajuda de produtos químicos e que ter os fios naturais não significa, necessariamente, “ter personalidade”, “ter estilo”. Usar o cabelo natural às vezes é simplesmente escolher usar o cabelo natural.

Lançar os cabelos cacheados no plano daquilo que é “diferente”, “exótico”, abre espaço para uma tolerância passageira, que pode até durar apenas uma estação. Aliás, esse espaço é bem pequeno. Aparentemente, nele só cabem os ondulados (perfeitamente desarrumados?) e cacheados definidos. Os cabelos crespos continuam na outra ponta, pouco representados. Diante disso, fica difícil comemorar. A moda não contempla a todos. Deixa negras, gordas e crespas de lado.

A moda é demasiadamente mutável e nos lança num estado constante de desatualização e de inadequação. Por isso mesmo, a tentativa de enquadrar a experiência de volta ao natural enquanto “moda” e só como “moda” causa desconforto. A moda é passageira, tem data para começar e para terminar, coloca seus seguidores sob a pena de mudarem ou serem deixados para trás.

O movimento de volta ao natural pode falar de outras coisas e levar nos levar a outros rumos: um processo crescente de valorização da estética negra, de empoderamento de mulheres, de criação de novos espaços de discussão. Assim, o cabelo natural representa para muita gente um caminho que começa a ser trilhado, que ainda vai enfrentar muitas curvas mas que avança sem volta.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

SÃO FILIPE: LENILDA SILVA COROADA MISS FOGO 2016

Estudante de 16 anos, da escola secundária Dr. Teixeira de Sousa, Lenilde silva, venceu o concurso de beleza “Miss fogo 2016”­­ e Miss Fotogenia.

O evento começou com duas horas de atraso e terminou depois das 04:00 da Segunda-Feira, em que Lenilda silva, do bairro de santa Filomena, são Filipe foi eleita pelos jurados de entre as catorze candidatas com idade entre os 16 e 21 anos de idade, que representaram os três conselhos da ilha do vulcão.

Maria Manuela, 21 anos, 1.79 de altura e que há dois anos foi eleita Miss são Filipe, foi, desta feita, eleita a primeira-dama, enquanto Deiva Khiana silva, da localidade de Piquininho, 16 anos e 1.69 de altura, foi escolhida para a segunda dama de honor, completando assim o lote dos premiados.
Além dos atrasos, o concurso demonstrou alguma desorganização, raras vezes as candidatas eram anunciadas e as muitas pessoas que marcaram presença na praça do presídio não sabiam quem desfilava no palco.

Em aos prémio, a miss Fogo ganhou 80 mil escudos em dinheiro, um fim de semana na ilha da Boavista, 50 por cento (%) de um dos cursos ministrados pelo Centro de Emprego, um ano de serviço gratuito de swag, e a participação no concurso de Miss de Africa Ocidental.

Lenilda Silva, na qualidade de Miss Fotogenia tem direito a um prémio monetário de 20 mil escudos, totalizando assim um valor de 100 mil escudos em prémio financeiro, além de outros brindes.
A primeira-dama tem direito a 60 mil escudos, fim-de-semana na ilha de Boavista, um ano de serviço swag gratuito, enquanto a segunda dama tem direito a 40 mil escudos e seis meses de serviço de swag gratuito.


A Miss simpatia vai receber um prémio financeiro de 20 mil escudos além de outros brindes.


sexta-feira, 22 de abril de 2016

Internet: Cabo Verde com maior taxa de penetração nos PALOP

Cabo Verde ocupa o primeiro lugar a nível dos PALOP com maior taxa de penetração de uso da Internet com 40.3%. Com cerca de 190000 mil utilizadores na rede social Facebook.


 Estes dados foram divulgados no dia 2 de Abril pela Internet Worl Stast.O estudo mostra que os países da África estão a usar mais internet.

Cabo Verde tem vindo a registrar um aumento considerável da taxa de penetração do uso da internet, passando de 1.6% em 2000 para 20% em 2008. De 2008 para 2010 o aumento foi de 10%, fixando o índice em 30%. Estes indicadores se explicam pela aposta que tem sido feito em garantir a acessibilidade para todos, nomeadamente, através do Projeto Konekta, que tem possibilitado o acesso gratuito a internet em mais de 30 praças digitais já existentes e espalhadas por todo o país.

Em relação aos países da CPLP, Cabo Verde ocupa o terceiro lugar, ficando atras do Portugal que lidera a lista com 67,6%, seguido pelo Brasil com 57,6%, Angola (26.0%), Moçambique (5.9%), Guiné-Bissau (4.1%),  Timor Leste(23.6%) e São Tomé e Príncipe (25.2%).

A nível mundial a lista é liderada pela Falklands com (96.9%). O ultimo da tabela está A Eritreia (1.0%).


quinta-feira, 21 de abril de 2016

Hidratação caseira com aveia para ter cachos definidos!

Para deixar os cabelos com cachos bem definidos é preciso hidratar os fios com muita frequência, pois os cabelos cacheados em geral ficam mais ressecados que as outras texturas de cabelo . Quando os cabelos estão devidamente hidratados eles tendem a deixar os cachos mais definidos sem frizz e modelados. Actualmente existem vários produtos destinados aos cabelos cacheados desde xampus, condicionadores, e máscara de hidratação destinadas ao tratamento dos cabelos cacheados com a finalidade de reduzir o volume ou definir os cachos.


É possível ainda hidratar os cabelos cacheados em casa e definir os cachos fazendo receitas caseiras que deixam os fios nutridos e bem definidos. Os ingredientes que vamos usar na receita capilar que vou ensinar hoje é facilmente encontrado em supermercado e trata-se da aveia um grão altamente hidratante e repleto de nutrientes e fibras.

A aveia contém ainda ácido pantotênico, vitaminas B1 e B2 e aminoácidos, as propriedades da aveia deixam os fios mais suaves e macios .Além disso, ela melhora a estrutura dos fios, pois é rica em silício.

Anote agora a receita caseira da máscara de reconstrução com aveia para ter cachos definidos 
Ingredientes:
1 colher de sopa de aveia em flocos grossos
200 ml de água

Modo de preparo:
Coloque em uma panela a água e a aveia e mexa em fogo baixo até engrossar. Mexa a mistura até ganhar consistência, por cerca de sete minutos;
Em seguida passe o, reservando o gel filtrado para misturar com uma máscara de hidratação da sua preferência.


Modo de usar:
Com os fios ainda secos aplique a hidratação caseira para definir os cachos nos cabelos, mecha a mecha,vá enluvando os fios , massageie os fios em todo o seu comprimento. Deixe a máscara de reconstrução agir por cerca de 30 minutos e enxágue, usando xampu e condicionador, como de costume.